Sobre o blog

Blog que retrata sobre os mais diversos
assuntos de Psicologia e suas abordagens.
Acadêmicos: Alessandra Schindler,
Giane Assmann, Luciane Pillar e Mateus
Kratz.






domingo, 29 de novembro de 2015

Piaget e Vygotsky

Por Giane Assmann

                           Teóricos importantes para a Psicologia do Desenvolvimento 
 
 
 
Jean Piaget (1896-1980) investigador mais influente na área de psicologia do desenvolvimento no séc. XX, acreditava que a capacidade do ser humano de ter pensamentos simbólicos e abstratos era o que o diferenciava dos animais. Acreditava também que as pré-condições para o desenvolvimento cognitivo era de responsabilidade da maturação biológica, Piaget, baseia a sua teoria em dois aspectos principais: 1º é o processo de conhecimento e o 2º são as etapas que o indivíduo passa até adquirir essas habilidades. O sujeito tem seu comportamento controlado através de “esquemas” que são organizações mentais que ele mesmo cria para representar o mundo e indicar as ações, para isso é guiado por uma orientação biológica para que possa obter um equilíbrio entre esquemas e o ambiente em que se encontra ( equilibração), com isso podemos perceber que se ocorrer um desequilíbrio este será a motivação para que ocorra alterações nas estruturas mentais do indivíduo.
Descreve ainda dois processos que o sujeito utiliza para que ocorra sua adaptação, são eles: assimilação que é o processo de moldar novas informações e encaixar nos esquemas já existentes e acomodação que é a mudança que ocorre nesses sistemas já existentes pela alteração das formas antigas de pensar e de agir.
Classifica da seguinte forma os Estágios de Desenvolvimento:
 
  • Estágio sensório-motor (do nascimento até 2/3 anos), é quando a criança desenvolve os “esquemas de ação” sobre o objeto, o que lhe permite obter um conhecimento físico da realidade. Nessa fase a criança constrói esquemas sensórios-motores o que lhe da a capacidade de fazer imitações e com isso construir representações mentais mais complexas.
     
  • Estágio pré-operatório (dos 2/3 anos aos 6/7 anos), etapa em que a criança começa a construir a relação causa e efeito, e também as simbolizações. Conhecida como a idade dos porquês e do faz de conta.
     
  • Estágio operatório-concreto (dos 6/7 aos 10/11 anos), etapa em que a criança começa a construir conceitos, através de uma sustentação lógica , constrói o conceito de números. Seu pensamento já pode ser considerado lógico, mas ela ainda esta presa a conceitos concretos.
     
  • Estágio operatório-formal (dos 10/11 aos 15/16 anos), fase já da adolescência aonde ele já constrói pensamentos abstratos, já possui diferentes pontos de vista e já é capaz de pensar cientificamente.
Lev Vygotsky – Sua teoria é baseada no desenvolvimento cognitivo e tem raízes na teoria marxista do materialismo dialético, ou seja as mudanças históricas da sociedade geram mudanças na natureza humana. Para Vygotsky o desenvolvimento humano ocorre pela participação do sujeito nas atividades sociais, e que são as estruturas sociais que ocasionam o desenvolvimento das funções mentais. Salientava que as crianças se desenvolviam muito mais com brincadeiras e jogos, de instruções formais e do relacionamento de um aprendiz com outro aprendiz com mais experiência . Ele acreditava que desenvolvimento cognitivo dependia mais das interações pessoais e dos instrumentos ( reais, papel, caneta, computador) do mundo da criança. Pressuposto básico de sua teoria é a de que a criança entra em contato com o social ( e nisso ocorre o nível interpessoal), e após isso ela entra em contato com ela própria ( nível intrapessoal).
 
 
Os Princípios da análise de desenvolvimento de Vygotsky são:
  • Filogenético – a espécie humana com sua própria história
  • Ontogenético – a própria história do sujeito
  • Sociogenético - deve-se levar em consideração a relação sócio cultural do sujeito.
  • Microgenético – cada sujeito tem seu tempo exato de desenvolvimento.
 
 
Ressalta então que o desenvolvimento humano acontece de fora para dentro, ou seja o fato de eu aprender faz com que eu me desenvolva e este caminho está ligado com o fator cultural. Considerando então a mediação como fator central para a psicologia de Vygotsky é necessário que os professores, supervisores, educadores, etc. compreendam que todos são modificáveis através da mediação.
 
Referência
 
 
PRADO, Elisangela do. Resumo sobre as teorias de Piaget e Vygotsky. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABeA8AJ/resumo-sobre-as-teorias-piaget> Acesso em 28/11/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário